Rio Grande do Sul em calamidade: MP concede apoio financeiro a municípios afetados por enchentes em Porto Alegre.

No dia 23 de maio de 2024, às 10h22, uma Medida Provisória (MP) de número 1222/24 foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União, concedendo apoio financeiro da União aos municípios do Rio Grande do Sul que se encontram em estado de calamidade pública. Esta medida tem como intuito ajudar as cidades a enfrentarem a calamidade e suas consequências sociais e econômicas decorrentes de eventos climáticos.

De acordo com o texto da MP, os municípios afetados devem receber um auxílio equivalente ao valor transferido em abril pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sem que haja uma vinculação do dinheiro a atividades ou setores específicos. A transferência será realizada em parcela única pela Secretaria do Tesouro Nacional, desde que haja a dotação orçamentária necessária por parte do Ministério da Fazenda.

As enchentes provocadas pelos eventos climáticos afetaram diretamente mais de 2 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul, levando mais de 600 mil a deixarem suas residências. Além disso, a infraestrutura do estado sofreu danos significativos, com destruição de estradas, pontes e até mesmo alagamento do aeroporto internacional de Porto Alegre.

Segundo informações da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, 90% da indústria local foi atingida pelas cheias, que foram descritas como tendo proporções inéditas. O setor agrícola também sofreu perdas consideráveis, com uma grande parte da safra perdida e vastas áreas agricultáveis permanecendo alagadas.

A MP já está em vigor, porém ainda precisa passar pela votação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para se tornar oficialmente uma lei. Neste momento, a população aguarda ansiosamente por medidas que possam amenizar o impacto das calamidades que assolaram o estado do Rio Grande do Sul.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo