Relator sugere arquivamento de processo contra Janones em reunião do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira (28), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reuniu para analisar pareceres preliminares relativos a processos contra dois parlamentares acusados de quebra de decoro. A reunião, marcada para às 11 horas, teve como primeiro item da pauta a Representação 29/23, do PL, contra o deputado André Janones (Avante-MG).

A representação pede a cassação de Janones por ter, segundo reportagem do Metrópoles, solicitado parte dos salários dos funcionários de seu gabinete para proveito próprio. O relator do caso, deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), sugeriu o arquivamento da representação argumentando que o episódio ocorreu antes do mandato do deputado e que há precedentes para o arquivamento.

O segundo item da pauta foi a Representação 2/24, do PL, contra a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS). O partido acusou a deputada de ter ofendido a família do ex-presidente Bolsonaro em uma reunião da Comissão de Segurança Pública. O relator, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), ainda não divulgou seu parecer sobre o caso.

A reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar é de extrema importância para garantir que os deputados sigam as condutas éticas e de decoro parlamentar necessárias. As decisões tomadas nesses processos disciplinares podem variar desde uma censura oral até a perda do mandato parlamentar.

A mídia presente na reunião acompanhou atentamente as discussões e deve divulgar em breve as decisões tomadas pelo Conselho em relação aos processos contra André Janones e Fernanda Melchionna. É fundamental para a transparência e integridade do sistema político brasileiro que tais investigações sejam realizadas e que as punições cabíveis sejam aplicadas de acordo com a gravidade das condutas dos parlamentares envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo