Comunicação Pública em Debate: Fortalecimento e Expansão da Rádio Câmara são Destaques no 6° Simpósio Nacional do Rádio

No último dia 27 de maio, aconteceu na Câmara dos Deputados o 6° Simpósio Nacional do Rádio, que reuniu diversos profissionais da área de comunicação para debater o fortalecimento e a expansão da comunicação pública. O evento foi em homenagem aos 25 anos da Rádio Câmara e contou com a presença de jornalistas, professores, pesquisadores e estudantes.

Durante o simpósio, a coordenadora de programas da Rádio Câmara, Verônica Lima, enfatizou a importância da comunicação voltada para a coletividade e esclareceu questões a respeito do perfil público da emissora. Segundo Verônica, a Rádio Câmara, apesar de ser uma emissora estatal vinculada à Câmara dos Deputados, tem como objetivo principal realizar uma comunicação pública mais ampla e voltada para as pessoas.

Documentos, manuais de redação, políticas de comunicação e planejamento estratégico foram apresentados por Verônica Lima para mostrar como a Rádio Câmara consolidou a sua comunicação pública ao longo dos anos. A emissora foi criada há 25 anos com o intuito de suprir lacunas da mídia comercial e oferecer à população notícias diretamente da fonte legislativa, garantindo pluralidade diante dos 513 deputados.

Além disso, a Rádio Câmara ampliou a diversidade de vozes da população por meio de novos programas temáticos, campanhas, coberturas especiais e parcerias com outras emissoras. O diretor da Rádio Senado, Celso Cavalcanti, destacou que o trabalho de servidores concursados reforça a pluralidade da comunicação pública.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), vinculada ao poder Executivo, também tem um papel importante na expansão da comunicação pública, buscando levar sua programação para todo o território nacional. A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, destacou a estratégia de parcerias com instituições públicas para ampliação da presença da comunicação pública no país.

O simpósio, realizado pela Intercom em parceria com a Universidade de Brasília, contou com o apoio da Rádio França Internacional e do CEFOR, Centro de Formação da Câmara dos Deputados. A pluralidade e diversidade de vozes da comunicação pública foram temas essenciais do debate, reforçando a importância da função social do rádio na contação da história do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo