Crise climática e racismo ambiental: debate na Câmara dos Deputados destaca impacto desproporcional em populações mais pobres

No dia 28 de maio de 2024, a Câmara dos Deputados irá promover um debate crucial sobre a relação entre a crise climática e o racismo ambiental. As comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; e de Legislação Participativa serão responsáveis por discutir esse tema de extrema importância a partir das 11 horas.

A deputada Talíria Petrone, do Psol-RJ, é uma das vozes que irá conduzir esse debate. Ela destaca que o termo “racismo ambiental” foi originalmente cunhado por Benjamin Franklin Chavis, líder afro-americano dos direitos civis. Essa expressão busca evidenciar a realidade na qual as populações periféricas e minorias étnicas, em especial as pessoas negras, sofrem discriminação decorrente da degradação ambiental.

Segundo a deputada, a distribuição desigual dos impactos ambientais afeta de forma desproporcional as comunidades historicamente marginalizadas e invisibilizadas. No contexto brasileiro, as consequências do racismo ambiental se entrelaçam com o legado colonial do país, destacando a profunda conexão entre injustiça social e destruição ambiental.

Talíria Petrone salienta que o crescimento das comunidades em áreas de risco evidencia a relação intrínseca entre o racismo ambiental e a falta de políticas habitacionais, planejamento urbano e serviços públicos adequados. Essa ausência de medidas preventivas cria um ambiente propício para a convivência com condições degradadas, afetando principalmente os grupos mais vulneráveis da sociedade.

O debate, que acontecerá no plenário 9 da Câmara dos Deputados, promete trazer à tona discussões fundamentais sobre como a crise climática e o racismo ambiental estão interligados e afetam de forma desproporcional as populações mais pobres e marginalizadas. Essa é uma oportunidade única para sensibilizar a sociedade e os legisladores sobre a urgência de se adotar medidas eficazes para combater essa realidade preocupante.

Por Redação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo