Brasil comemora Dia Mundial do Leite com eventos e debates sobre a importância da cadeia láctea em todos os municípios

No último dia 1º de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Leite. Nessa data tão especial, produtores de todo o Brasil se uniram a lideranças políticas e sociais para destacar a importância da cadeia láctea, que desempenha um papel fundamental na alimentação da população e na geração de empregos e renda em praticamente todas as cidades do país.

De acordo com o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da reforma tributária e um dos responsáveis pela organização dos eventos em comemoração ao Dia Mundial do Leite, a produção de leite envolve 99% dos municípios brasileiros. Esse setor não só garante a oferta de produtos de alto valor nutricional aos consumidores, mas também é essencial para a economia, gerando empregos e renda em diversas regiões.

Para celebrar a data, a Câmara dos Deputados sediará dois eventos importantes. Na terça-feira (4), a Frente Parlamentar em Apoio do Produtor de Leite promoverá o 3º Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, no auditório Nereu Ramos, às 14 horas. Já na quarta-feira (5), acontecerá o Grito da Cadeia Láctea – Uma jornada de luta e celebração do Dia Mundial do Leite, também no Nereu Ramos, das 9h às 13h.

Entre as reivindicações dos produtores de leite está a inclusão dos produtos lácteos na cesta básica nacional, com alíquota zerada, e a criação de um crédito presumido de 100% para produtores não contribuintes, além da revogação do imposto seletivo sobre os derivados do leite. Atualmente, apenas 22 produtos lácteos têm alíquota zero, enquanto os produtores recebem um crédito presumido de 50%.

Esses eventos buscam conscientizar a sociedade sobre a importância da cadeia láctea e mobilizar autoridades e produtores para garantir melhores condições e incentivos para o setor. A expectativa é que a participação ativa de todos os envolvidos contribua para o fortalecimento da produção de leite no país e para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo