Repórter Recife – PE – Brasil

Comissão de Segurança da Câmara aprova projeto para proteção de advogados em situação de violência durante exercício da profissão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que traz importantes mudanças para a proteção de advogados que sofrem ameaças, coação ou violência durante o exercício da profissão. O texto aprovado altera o Estatuto da Advocacia e inclui dispositivos que visam garantir a segurança desses profissionais em situações de risco.

De acordo com o projeto aprovado, os advogados que forem vítimas de violência no exercício da profissão poderão solicitar medidas protetivas, tais como a proibição de contato do agressor com o advogado e seus familiares, restrição de acesso do agressor ao escritório de advocacia ou à residência do advogado, e fornecimento de assistência psicológica e jurídica.

O texto aprovado na Comissão foi um substitutivo apresentado pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL), que recomendou a aprovação do projeto com mudanças. O relator ressaltou a importância de proteger os advogados que enfrentam riscos significativos durante o exercício da profissão, como exposição a ambientes perigosos e situações de alta tensão em tribunais.

As medidas protetivas previstas no projeto serão concedidas em caráter de urgência, sem a necessidade de audiência de custódia, e terão validade inicial de 30 dias, podendo ser prorrogadas conforme a necessidade. O descumprimento dessas medidas sujeitará o infrator a pena de detenção, de três meses a dois anos.

O projeto segue em tramitação no Congresso Nacional, sendo analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposição tramita em caráter conclusivo e ainda há etapas a serem cumpridas antes de se tornar uma lei efetiva.

Com a aprovação do projeto na Comissão de Segurança Pública, os advogados poderão contar com mais segurança e proteção no exercício de suas atividades, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e resguardado para esses profissionais essenciais para a sociedade.

Sair da versão mobile