Repórter Recife – PE – Brasil

Lei sancionada por Lula garante acesso de pessoas com deficiência a campanhas sociais e educativas

Na última terça-feira, o presidente Lula sancionou a Lei 14.863 de 2024, que tem como objetivo garantir o acesso de pessoas com deficiência a campanhas sociais, preventivas e educativas. A norma, que teve origem no PL 3.706/2019, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28.

Com a sanção da lei, campanhas importantes como o Outubro Rosa e o Dia Mundial de Combate à Aids agora terão a obrigatoriedade de contar com materiais ou recursos audiovisuais apropriados para pessoas com deficiência, como o uso do braile para os deficientes visuais.

O senador Nelsinho Trad justificou a necessidade da proposta ao apontar que o Estatuto da Pessoa com Deficiência não previa a obrigatoriedade de que tais campanhas fossem apresentadas em formato acessível. Por essa razão, ele propôs a alteração na norma, visando garantir a inclusão de todos os cidadãos.

Um ponto importante a ser destacado é que, devido à necessidade de tempo para a adaptação das campanhas, a Lei entrará em vigor somente após 180 dias de sua publicação oficial. Isso garantirá que as empresas e organizações responsáveis pelas campanhas tenham o tempo necessário para se adequar às novas exigências.

Essa medida representa um avanço significativo na garantia dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, mostrando o compromisso do governo em promover a inclusão e acessibilidade em todas as esferas da sociedade. A partir de agora, esperamos ver um maior engajamento e participação dessas pessoas em campanhas sociais, fortalecendo assim a representatividade e a igualdade.

Sair da versão mobile