Repórter Recife – PE – Brasil

Rio de Janeiro: Comissão de Finanças e Tributação discute dívida com a União em audiência pública nesta terça-feira.

Nesta terça-feira (4), a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados está em pauta para debater a preocupante situação da dívida do estado do Rio de Janeiro com a União. A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) foi a responsável por solicitar a realização desta audiência pública, com o objetivo de esclarecer as causas e o atual cenário da dívida, além de buscar sugestões para uma solução definitiva para este caso.

A parlamentar ressalta que o primeiro plano de recuperação fiscal do Rio de Janeiro foi homologado em 2017 e, posteriormente, a adesão do estado ao Novo Regime de Recuperação Fiscal foi aprovada em 2022. Contudo, no ano seguinte, a Secretaria do Tesouro Nacional identificou que o Estado descumpriu tanto o limite de crescimento das despesas quanto a meta de resultado primário.

Apesar das justificativas apresentadas para o descumprimento da meta de resultado primário, a Secretaria do Tesouro Nacional recomendou que não fosse aplicada a penalidade prevista para esta infração. No entanto, foi constatado que o Estado violou uma das proibições estabelecidas na Lei que trata do Regime de Recuperação Fiscal dos Estados.

Em dezembro de 2023, o Ministro da Fazenda negou um novo pedido de revisão feito pelo Estado em relação aos descumprimentos das proibições e do limite de crescimento das despesas, resultando na aplicação das penalidades cabíveis. Diante dessa situação, o estado do Rio de Janeiro recorreu ao Supremo Tribunal Federal para impedir que a União aplicasse sanções, como a retenção de verbas federais.

O Tesouro Nacional alerta que as contas públicas do Rio de Janeiro encontram-se fragilizadas devido ao significativo aumento nos gastos com pessoal do Estado, que cresceram cerca de 30% entre 2021 e 2023, mesmo com as restrições impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal.

O debate sobre este tema essencial será realizado às 10 horas no plenário 4 da Câmara dos Deputados, com o intuito de buscar soluções para essa crítica situação financeira vivenciada pelo estado do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile