Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação aprova projeto que inclui coleta de dados sobre animais domésticos no Censo Demográfico

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (07/06/2024) o Projeto de Lei 5462/23, que propõe a inclusão da coleta de dados sobre animais domésticos no Censo Demográfico, que acontece a cada dez anos. A relatora da proposta, a deputada Daiana Santos, do PCdoB-RS, recomendou a aprovação, ressaltando a importância dessa medida para orientar políticas públicas relacionadas à saúde e bem-estar das famílias e dos animais, controle de pragas e prevenção de condutas ilegais.

De acordo com o texto do projeto, as informações coletadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) serão fundamentais para promover um convívio saudável entre humanos e animais e para prevenir doenças transmitidas por animais domésticos. O deputado Fred Costa, autor da proposta, destacou a preocupação com doenças transmitidas por animais e a posse ilegal de animais silvestres.

O próximo passo para o projeto é a análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para votação no Plenário. Caso seja aprovado, o projeto terá impacto significativo nas políticas de saúde pública e no bem-estar dos animais de estimação em todo o país.

A iniciativa do Projeto de Lei 5462/23 demonstra a importância crescente da sociedade em relação ao cuidado animal e à relação saudável entre seres humanos e animais de estimação. A coleta de dados sobre animais domésticos no Censo Demográfico é um avanço importante para garantir a saúde e o bem-estar tanto das famílias quanto dos animais no Brasil.

Portanto, a aprovação desse projeto representa um passo significativo na legislação brasileira em relação aos animais domésticos e suas necessidades, demonstrando a preocupação do poder legislativo em garantir um convívio saudável e responsável entre seres humanos e animais de estimação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo