Idosa é beneficiada com cesta básica após enchente em Porto Alegre, tema de audiência pública na Câmara dos Deputados.

Na tarde desta quarta-feira (12), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realizou uma importante audiência pública para discutir a situação das pessoas idosas durante e após a ocorrência de desastres. O debate, que teve início às 15 horas no plenário 12, foi promovido a pedido do deputado Pedro Aihara (PRD-MG).

Segundo Aihara, os desafios enfrentados pelas pessoas idosas em situações de crise são ainda mais agravados devido à idade avançada, fragilidades físicas e sociais, limitações de mobilidade, dependência de cuidados e acesso limitado a recursos. Diante desse cenário, o deputado busca esclarecimentos sobre as políticas públicas existentes que visam proteger os idosos durante e após desastres.

Durante a audiência, foram abordadas as principais vulnerabilidades enfrentadas pelos idosos em situações pós-desastres, incluindo riscos à saúde e à segurança, abrigo, acesso a alimentos, água potável e cuidados médicos. O objetivo é identificar lacunas nas políticas existentes e buscar soluções para garantir a proteção e o bem-estar dessas pessoas que são especialmente vulneráveis em momentos de crises.

A importância do tema discutido na audiência não pode ser subestimada, visto que a população idosa está crescendo em todo o mundo e é fundamental garantir que essas pessoas sejam devidamente amparadas em situações de emergência. A ação do deputado Pedro Aihara em levantar essa questão e promover o debate demonstra a preocupação com a proteção e o respeito aos direitos das pessoas idosas no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo