Ministro da Secretaria do Rio Grande do Sul será questionado sobre investigações de contas críticas ao governo Lula em audiência parlamentar

Na tarde de hoje, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados irá ouvir o ministro da secretaria responsável por apoiar a reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. O motivo da convocação é a solicitação de explicações sobre a utilização da Polícia Federal para investigar críticos do governo federal.

O deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) foi o responsável por pedir a audiência, alegando que houve abuso de poder, tentativa de censura e utilização da máquina pública para perseguir opositores políticos. Segundo Bilynskyj, o próprio Paulo Pimenta, à época ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, solicitou a ação do Ministério da Justiça nesse caso.

A investigação realizada pela Polícia Federal se concentra em perfis que criticaram as medidas do governo federal no estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o deputado, algumas das postagens em questão eram simples opiniões críticas, o que ressalta a importância da liberdade de expressão garantida pela Constituição.

O Ministério da Justiça afirmou que a apuração visa encontrar “narrativas desinformativas” relacionadas às enchentes que ocorreram na região. No entanto, o deputado Bilynskyj alerta que punir a expressão do pensamento sem evidências de conduta criminosa configura abuso de autoridade.

A audiência está marcada para esta tarde, às 14h30, no plenário 1 da Câmara dos Deputados. O debate promete ser intenso, com o compromisso de esclarecer os motivos por trás da utilização da Polícia Federal para investigar opositores políticos, em um contexto que levanta questões sobre os limites da liberdade de expressão no país. É fundamental para a democracia que garantias constitucionais como a liberdade de manifestação do pensamento sejam preservadas, sem que haja espaço para a censura e a perseguição política.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo