Congresso Nacional analisa abertura de crédito de R$67,3 milhões para investimentos da Petrobras na Holanda, visando novas reservas de óleo e gás.

O Congresso Nacional está analisando um projeto (PLN 14/24) que prevê a abertura de um crédito especial no Orçamento de 2024 no valor de R$ 67,3 milhões para investimentos da filial da Petrobras na Holanda. De acordo com a empresa, esses recursos serão destinados à aquisição de participações em projetos para perfuração de poços pioneiros em novos mercados no exterior.

Segundo a Petrobras, o não atendimento desse pleito poderia inviabilizar seu plano estratégico, impactando negativamente na descoberta de novas reservas de óleo e gás natural no exterior. É importante ressaltar que o crédito será custeado com recursos próprios da empresa e não terá impacto na meta fiscal, uma vez que as empresas do grupo Petrobras estão fora do cálculo da meta.

A filial da Petrobras está localizada em Roterdã, cidade que segundo a empresa, possui uma longa tradição de investimentos na indústria de petróleo e gás, além de abrigar o maior porto da Europa. A expectativa é que a liberação desse crédito permita à empresa expandir suas operações no exterior e fortalecer sua presença no mercado internacional.

O projeto agora será analisado pela Comissão Mista de Orçamento e, posteriormente, pelo Plenário do Congresso. A decisão final sobre a liberação do crédito especial ficará a cargo dos parlamentares, que deverão avaliar a importância e os impactos positivos que essa medida pode trazer para a Petrobras e para a economia brasileira como um todo.

Com isso, a expectativa é que a aprovação do projeto traga benefícios não apenas para a Petrobras, mas também para o setor de óleo e gás como um todo, fortalecendo a posição da empresa no mercado internacional e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. Agora, resta aguardar os próximos passos do processo legislativo para acompanharmos os desdobramentos dessa importante iniciativa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo