Audiência pública discute adaptação climática em meio a eventos extremos que atingem mais de mil municípios no Brasil.

Nesta quinta-feira, 13 de junho de 2024, as comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; Legislação Participativa; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados estarão promovendo uma importante audiência pública sobre adaptação climática. O debate está agendado para iniciar às 9 horas, no plenário 9, atendendo ao pedido das deputadas Carol Dartora (PT-PR), Talíria Petrone (Psol-RJ), Célia Xakriabá (Psol-MG) e do deputado Ivan Valente (Psol-SP).

De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), as mudanças climáticas têm gerado um aumento significativo nos eventos climáticos ao redor do mundo. Apenas em 2023, foram registrados 1.161 eventos em mais de mil municípios monitorados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. No entanto, apesar desses números alarmantes, poucos estados têm implementado efetivamente planos de adaptação climática.

Os deputados que estão organizando a audiência ressaltam a importância de o poder público se dedicar mais à destinação de recursos, fiscalização e melhoria das condições de infraestrutura urbana, a fim de reduzir as desigualdades que tendem a se agravar à medida que as crises climáticas se intensificam. Eles enfatizam que os desastres recentes, como enchentes, deslizamentos, tempestades e secas, têm evidenciado as desigualdades sociais e territoriais dos impactos das mudanças climáticas.

A audiência pública será interativa e os cidadãos podem acessar a lista de convidados e enviar suas perguntas através de um link disponibilizado. O objetivo é fomentar o debate em torno de medidas efetivas que possam mitigar os impactos das mudanças climáticas nas comunidades mais vulneráveis. Ainda há muito a ser feito para garantir um futuro mais sustentável e resiliente diante dos desafios climáticos que se apresentam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo