Repórter Recife – PE – Brasil

Projeto de Lei garante presença de intérprete de Libras em hospitais para pacientes surdos, afirma Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

Na noite de 13 de junho de 2024, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1752/22, que visa garantir a presença de intérprete de Libras em hospitais e clínicas para acompanhar pacientes surdos que necessitam de cuidados médicos. De autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), a proposta altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O relator da proposta, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), destacou a importância da presença do intérprete de Libras para garantir uma comunicação fluente e correta entre o paciente surdo e os profissionais de saúde. Segundo Mandel, essa medida não apenas assegura o direito à saúde, mas também respeita a dignidade e autonomia da pessoa com deficiência auditiva.

O texto aprovado na comissão prevê que, caso não seja possível a presença do intérprete, o estabelecimento de saúde deverá disponibilizar um profissional treinado para acompanhar o paciente surdo. Além disso, a legislação brasileira já estabelece o direito à presença de um acompanhante em estabelecimentos de saúde para pessoas que necessitam de auxílio, como idosos e pessoas com deficiência física ou visual.

O relator propôs algumas alterações de técnica legislativa para aprimorar o texto do projeto. A tramitação do projeto seguirá para análise nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Essa medida visa garantir que os direitos das pessoas com deficiência auditiva sejam respeitados e que tenham acesso a um atendimento médico adequado e inclusivo. O projeto também reforça a importância da acessibilidade nos serviços de saúde, promovendo a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Sair da versão mobile