Comissão externa da Câmara dos Deputados ouve presidente da Funai sobre crise humanitária dos indígenas Yanomami no Norte do Brasil.

Na próxima terça-feira, dia 18 de junho de 2024, a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha a investigação da crise humanitária dos indígenas Yanomami na região Norte do País terá uma importante audiência. A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, será ouvida pelos membros da comissão, em um debate agendado para as 10 horas, no plenário 8.

A iniciativa para esta audiência partiu da deputada Coronel Fernanda (PL-MT), presidente da comissão, que busca reunir informações e soluções para os problemas enfrentados pelos Yanomami. Dentre as principais questões enfrentadas por essa comunidade indígena está a invasão de garimpeiros ilegais em seu território, resultando em conflitos, degradação ambiental e disseminação de doenças.

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados foi criada em abril e conta com a participação de 14 parlamentares de quatro partidos diferentes: MDB, PL, Republicanos e União. Além da presidente Coronel Fernanda, integram a comissão os deputados Silvia Waiãpi (PL-AP), Abilio Brunini (PL-MT), Capitão Alberto Neto (PL-AM), Coronel Assis (União-MT), Coronel Chrisóstomo (PL-RO), Cristiane Lopes (União-RO), Dr. Fernando Máximo (União-RO), Gabriel Mota (Republicanos-RR), Gisela Simona (União-MT), José Medeiros (PL-MT), Lucio Mosquini (MDB-RO), Nicoletti (União-RR), Pastor Diniz (União-RR) e Silvia Cristina (PL-RO).

Esta audiência promete ser um importante passo no processo de investigação e busca por soluções para a crise humanitária enfrentada pelos indígenas Yanomami na região Norte do Brasil. A presença da presidente da Funai, Joenia Wapichana, traz expectativas de esclarecimento e encaminhamento de ações concretas para proteger essa comunidade vulnerável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo