Ziraldo e outros artistas são homenageados com o Prêmio Paulo Gustavo pela Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados revelou na quinta-feira (13) os homenageados da edição deste ano do prestigioso Prêmio Paulo Gustavo. Em um gesto de reconhecimento às contribuições à cultura brasileira por meio do humor e da comédia, incluindo as artes circenses e formas de comicidade popular, a iniciativa premiará cinco personalidades.

Entre os agraciados está o renomado escritor e cartunista Ziraldo, falecido em abril deste ano. Além dele, também serão homenageados Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente conhecido como Mussum, e Julieta Hernández, a Palhaça Jujuba, ambos em memória. Os vivos que receberão a honraria são Nathalia Ponto Cruz, atriz e roteirista, e Paulo Vieira, humorista e apresentador.

A escolha dos premiados foi realizada por meio de voto secreto pelo Conselho Deliberativo do prêmio, composto pela 2ª secretária da Câmara, deputada Maria do Rosário, e pelos integrantes da Comissão de Cultura. A premiação consiste em um diploma de menção honrosa, a ser entregue pelo presidente da Comissão de Cultura, deputado Aliel Machado, e pela 2ª secretária.

A cerimônia de entrega do Prêmio Paulo Gustavo está marcada para o dia 5 de novembro, às 14 horas, no Salão Nobre. O evento promete reunir grandes nomes da cultura brasileira em uma homenagem póstuma a Paulo Gustavo, ator e roteirista que faleceu em 2021 aos 42 anos em decorrência da Covid-19.

Paulo Gustavo, nascido em Niterói, tornou-se reconhecido no cenário humorístico nacional a partir de seu espetáculo solo “Minha Mãe é uma Peça”, que estreou em 2005 e conquistou o público com seu talento ímpar. Sua morte prematura deixou uma lacuna no mundo artístico, mas seu legado continua vivo através de eventos como o Prêmio Paulo Gustavo, que buscam valorizar o humor e a alegria que ele tanto defendia em suas obras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo