Brasil tem 1,2 milhões de pessoas vivendo com demência, alerta Comissão da Câmara dos Deputados em audiência pública.

Na próxima quarta-feira, dia 19 de junho de 2024, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados vai promover uma audiência pública para discutir a incidência de casos de Alzheimer no Brasil. O evento foi solicitado pelo deputado Ossesio Silva, do partido Republicanos-PE, e está marcado para as 15 horas no plenário 12.

De acordo com projeções apresentadas pelo parlamentar, há uma tendência de crescimento no número de pessoas com demência no país, especialmente na faixa etária acima dos 85 anos. Estima-se que cerca de 1,2 milhões de brasileiros vivam com algum tipo de demência, e aproximadamente 100 mil novos casos são diagnosticados a cada ano.

O deputado ressalta a importância de um planejamento adequado dos cuidados médicos para pessoas com demência, apesar da falta de um tratamento eficaz que possa interromper ou reverter a evolução da doença. Segundo Ossesio Silva, a compreensão do curso progressivo das demências permite antecipar os cuidados necessários.

Diversos especialistas e profissionais da área da saúde foram convidados a participar do debate, que promete trazer à tona questões fundamentais sobre o Alzheimer e outras formas de demência. A audiência pública será uma oportunidade para a troca de experiências e o compartilhamento de informações relevantes sobre o tema.

Diante do aumento constante no número de casos de demência no país, a atenção para a questão se torna cada vez mais urgente. Eventos como esse são essenciais para conscientizar a sociedade e os órgãos públicos sobre a importância de políticas de saúde e cuidados específicos para as pessoas que vivem com demência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo