Câmara dos Deputados aprova título de capital nacional da ciência, tecnologia e inovação para Campinas (SP)

A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 3680/23, que concede ao município de Campinas (SP) o título de capital nacional da ciência, tecnologia e inovação. A proposta agora segue para apreciação no Senado Federal, onde deve passar por mais uma etapa antes de se tornar lei.

O autor do projeto, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), destacou que Campinas possui o maior ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, contando com indústrias de base tecnológica, centros de pesquisa renomados e quatro parques tecnológicos. Segundo ele, a cidade é reconhecida internacionalmente como um polo de tecnologia, sendo responsável por 15% da produção tecnológica do país.

O relator da proposta, deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), ressaltou a importância de Campinas como centro de inovação no Brasil. Na cidade, estão situados grandes centros de pesquisa e desenvolvimento, além da prestigiada Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que detém o maior número de patentes registradas no país. Nascimento afirmou que a economia de Campinas está voltada para a inovação, sendo conhecida como o “Vale do Silício brasileiro”.

Campinas também se destaca por abrigar o acelerador de partículas Sirius, equipamento utilizado por cientistas para investigar a estrutura atômica de substâncias e que possui diversas aplicações práticas, como o desenvolvimento de novos materiais e medicamentos, além da nanotecnologia.

A aprovação do projeto foi celebrada por autoridades locais e pela comunidade científica, que veem no título de capital nacional da ciência, tecnologia e inovação um reconhecimento do potencial e da relevância de Campinas nesses setores. Mais informações sobre o andamento da proposta serão divulgadas em breve.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo