Lei sancionada por presidente Lula cria Programa Mover com incentivos de R$ 19,3 bi e taxação de produtos importados

O presidente Lula sancionou a Lei 14.902/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) com quatro vetos. Essa medida prevê a taxação de produtos importados de até 50 dólares, com a taxação iniciando em primeiro de agosto através da Medida Provisória 1236/24. O Mover busca incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis, como a produção de veículos com menor emissão de gases do efeito estufa, através de incentivos financeiros de R$19,3 bilhões em cinco anos e redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O deputado Átila Lira, relator da proposta que deu origem à Lei, ressaltou a importância do Mover para a economia brasileira, destacando a necessidade de fortalecer a indústria automotiva no país. Empresas interessadas em acessar os incentivos do programa devem ter projetos aprovados pelo governo e aplicar percentuais mínimos da receita bruta em pesquisa e desenvolvimento de soluções alinhadas à descarbonização e tecnologias assistivas nos veículos.

Além disso, a nova legislação inclui a taxação de produtos importados de até 50 dólares, visando dar mais competitividade aos produtos nacionais. O governo também vetou dispositivos que permitiam importação de veículos e autopeças em situação tributária mais favorável que os produtos nacionais, além de limitar a idade máxima dos bens usados importados dentro do Mover para dez anos.

É importante ressaltar que a Lei 14.902/24 tem como objetivo impulsionar a indústria automotiva nacional, estimular a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, além de promover a descarbonização e a incorporação de tecnologias assistivas nos veículos. Espera-se que essas medidas contribuam para o fortalecimento do setor e para o desenvolvimento de soluções inovadoras no mercado automotivo do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo