Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados discute prevenção de doenças que levam à cegueira em audiência pública nesta quinta-feira.

No dia 02 de julho de 2024, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública para discutir a importância de alertar a população sobre doenças que podem causar cegueira. Entre as enfermidades abordadas estavam a catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular imagem (DMRI). A iniciativa partiu da deputada Fernanda Pessoa, representante do União-CE, que destacou a necessidade de diagnóstico precoce e visitas frequentes ao oftalmologista para prevenir tais quadros de cegueira.

Durante a audiência, que teve início às 9 horas, no plenário 7, foram discutidas as formas de conscientizar a população sobre os riscos e sintomas dessas doenças oftalmológicas, bem como a importância da prevenção. A deputada Fernanda ressaltou que, muitas vezes, a cegueira decorrente dessas enfermidades poderia ser evitada caso fosse detectada precocemente e tratada de maneira adequada.

É importante ressaltar que o diabetes é uma das condições que podem levar à cegueira, sendo fundamental o acompanhamento médico regular para controlar os níveis de glicose no sangue e prevenir complicações oculares. A audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados buscou alertar a sociedade sobre a importância da saúde ocular e a necessidade de atenção e cuidado com a visão.

A discussão promovida pela audiência pública evidenciou a importância de campanhas educativas e a melhoria do acesso à saúde oftalmológica para prevenir a cegueira causada por condições como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e DMRI. A atuação do poder legislativo nesse sentido demonstra o compromisso em promover a saúde e o bem-estar da população, ampliando o debate e a conscientização sobre a importância da saúde visual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo