Presidente sanciona lei que institui o Dia do Rei Pelé em 19 de novembro em homenagem ao Atleta do Século XX.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta terça-feira (2) a Lei 14.909/24 que institui o Dia do Rei Pelé, a ser celebrado anualmente em 19 de novembro. A data foi escolhida em referência ao dia 19 de novembro de 1969, quando Pelé marcou seu milésimo gol da carreira, em uma partida histórica contra o Vasco da Gama, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O Projeto de Lei 5867/23, de autoria dos deputados Luciano Ducci e Felipe Carreras, foi aprovado tanto pela Câmara dos Deputados como pelo Senado Federal. O texto contou com um parecer favorável do deputado Duarte Jr. na câmara. A nova legislação chega para homenagear um dos maiores ícones do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé.

Nascido em Três Corações (MG) em 23 de outubro de 1940, Pelé disputou 114 jogos pela Seleção Brasileira entre 1957 e 1971, tendo marcado 95 gols. Sua carreira foi marcada por três títulos de campeão mundial, conquistados nas Copas da Suécia (1958), Chile (1962) e México (1970). Infelizmente, Pelé faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, vítima de um câncer em São Paulo.

Com a criação do Dia do Rei Pelé, o Brasil presta uma merecida homenagem a um dos maiores expoentes do esporte nacional e mundial. A nova data, que entrará para o calendário de celebrações do país, é um reconhecimento do legado deixado por Pelé para o futebol e para a história esportiva do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo