Aprovado projeto que exige autorização judicial para esterilização de pessoas com deficiência mental na Câmara dos Deputados

Na tarde de hoje, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5679/23, que propõe a exigência de autorização judicial para esterilizar cirurgicamente pessoas absolutamente incapazes ou com deficiência mental e intelectual que não consigam exprimir sua vontade. Além disso, a proposta também determina que o Ministério Público se manifeste sobre a questão, visando garantir mais segurança aos envolvidos.

Segundo o relator da proposta, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), a aprovação do projeto traz benefícios significativos, uma vez que confere eficácia ao dispositivo legal já existente e estabelece a prioridade dos procedimentos de esterilização cirúrgica em casos de pessoas incapazes de expressar sua vontade. Ribeiro ressaltou a importância de agir rapidamente em situações envolvendo esse público, buscando garantir o melhor interesse dos indivíduos com deficiência.

A proposta, que agora seguirá para análise nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, ainda precisa ser aprovada pelo Senado para se tornar lei. Vale ressaltar que o processo legislativo pode ser longo e sujeito a alterações, por isso é de extrema importância acompanhar de perto o desenrolar desse projeto.

O debate em torno da esterilização cirúrgica de pessoas com deficiência é delicado e complexo, envolvendo questões éticas e morais. É fundamental que haja um amplo diálogo entre os diversos setores da sociedade para garantir a tomada de decisões justas e respeitosas. A aprovação desse projeto na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência é um passo importante nesse sentido, e agora cabe aos demais órgãos competentes analisarem e decidirem sobre seu futuro.

Esteja sempre atualizado sobre as últimas notícias e desdobramentos desse e de outros projetos de lei que impactam diretamente a vida das pessoas com deficiência. Acompanhe de perto a tramitação legislativa e participe ativamente desse importante debate em nossa sociedade. Jornalista – Luiz Gustavo Xavier, Edição – Natalia Doederlein.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo