De acordo com o parlamentar, a alfabetização da população brasileira é uma questão preocupante que impacta diretamente no desenvolvimento do país. Mesmo com esforços sendo realizados ao longo dos anos, ainda há uma parcela significativa de brasileiros incapazes de ler e escrever corretamente.
Um dos dados que evidenciam a situação precária do Brasil em relação à alfabetização é o levantamento do Pirls (Progress in International Reading Literacy Study) de 2021, que colocou o país atrás apenas da Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul em uma análise de 65 países e regiões. Países como Azerbaijão e Uzbequistão apresentaram resultados superiores aos brasileiros, enquanto Singapura, Irlanda e Hong Kong se destacaram com as melhores performances.
O deputado Ferreira ressalta a influência da pandemia de Covid-19 e o fechamento das escolas nos resultados obtidos, como é o caso do desempenho médio de 379 pontos em matemática no Pisa 2022, inferior às médias de Chile, Uruguai e Peru.
Diante desses dados alarmantes, é fundamental que medidas efetivas e urgentes sejam tomadas para melhorar a qualidade da educação no Brasil e garantir que a população tenha acesso adequado à alfabetização. A discussão na Comissão de Educação se mostra como um passo importante nesse processo de mudança e aprimoramento do sistema de ensino nacional.