Brasil em situação preocupante nos rankings internacionais de alfabetização: debate na Câmara dos Deputados busca soluções para o problema

Na próxima terça-feira (9), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoverá um debate sobre os desafios enfrentados pela alfabetização no Brasil. A discussão foi solicitada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e está marcada para as 16 horas, embora o local ainda não tenha sido definido.

De acordo com o parlamentar, a alfabetização da população brasileira é uma questão preocupante que impacta diretamente no desenvolvimento do país. Mesmo com esforços sendo realizados ao longo dos anos, ainda há uma parcela significativa de brasileiros incapazes de ler e escrever corretamente.

Um dos dados que evidenciam a situação precária do Brasil em relação à alfabetização é o levantamento do Pirls (Progress in International Reading Literacy Study) de 2021, que colocou o país atrás apenas da Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul em uma análise de 65 países e regiões. Países como Azerbaijão e Uzbequistão apresentaram resultados superiores aos brasileiros, enquanto Singapura, Irlanda e Hong Kong se destacaram com as melhores performances.

O deputado Ferreira ressalta a influência da pandemia de Covid-19 e o fechamento das escolas nos resultados obtidos, como é o caso do desempenho médio de 379 pontos em matemática no Pisa 2022, inferior às médias de Chile, Uruguai e Peru.

Diante desses dados alarmantes, é fundamental que medidas efetivas e urgentes sejam tomadas para melhorar a qualidade da educação no Brasil e garantir que a população tenha acesso adequado à alfabetização. A discussão na Comissão de Educação se mostra como um passo importante nesse processo de mudança e aprimoramento do sistema de ensino nacional.

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