Projeto de Lei propõe aplicativo para denúncia de violência contra mulher com acessibilidade para deficientes em todo Brasil.

Na última quinta-feira, dia 25 de julho de 2024, a deputada Meire Serafim apresentou o Projeto de Lei 1242/24 na Câmara dos Deputados. Esta proposta visa estabelecer a obrigatoriedade das secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal disponibilizarem um aplicativo para receber informações sobre violência doméstica e familiar contra a mulher.

O aplicativo proposto deverá contar com recursos de acessibilidade para permitir seu uso por mulheres com diferentes tipos de deficiência, como suporte para comunicação por texto, voz e até mesmo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todas as informações recebidas por meio dessa plataforma serão encaminhadas automaticamente aos órgãos competentes, garantindo assim um atendimento rápido e eficaz.

Além disso, a proposta prevê que a Administração Pública poderá estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil e contratar pessoas físicas ou jurídicas para a manutenção do aplicativo. O serviço será custeado por diversas fontes, incluindo recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

A deputada Meire Serafim ressaltou a importância desta iniciativa, destacando que alguns estados já disponibilizam ferramentas semelhantes, como o aplicativo “Maria da Penha Virtual”, do Tribunal de Justiça da Paraíba. Essa iniciativa é ainda mais relevante para mulheres com deficiência, que enfrentam uma vulnerabilidade aumentada e necessitam de medidas específicas de proteção.

Atualmente, mulheres em situação de violência já possuem canais de denúncia e atendimento, como a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil. Com o novo projeto de lei em tramitação, o objetivo é ampliar e aprimorar esses canais de apoio, coleta de dados e monitoramento de casos, visando melhorar as políticas de segurança e inclusão no país.

A proposta seguirá para análise nas Comissões da Câmara dos Deputados responsáveis pelo tema, passando por diversos trâmites até sua possível aprovação e transformação em lei. Acompanharemos de perto seu andamento e os possíveis impactos positivos que poderá gerar na proteção das mulheres em situação de violência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo