Projeção no Congresso Nacional chama atenção para o Agosto Lilás e lançamento da campanha “Feminicídio Zero” pelo Ministério das Mulheres.

Na noite desta quarta-feira (7), o Palácio do Congresso Nacional se tornou o palco de uma importante manifestação em prol do movimento Agosto Lilás, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância do combate à violência contra a mulher. Das 19 às 22 horas, frases impactantes e imagens de apoio foram projetadas no prédio em uma iniciativa do Ministério das Mulheres.

O motivo para a realização deste evento é alarmante: de acordo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, 1.467 mulheres perderam suas vidas em decorrência do feminicídio. Além disso, dados preocupantes mostram que a cada seis minutos, uma mulher ou menina foi vítima de violência sexual no último ano.

Neste mês, o Ministério das Mulheres lançou a campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, com o intuito de disseminar mensagens educativas e provocar reflexões sobre a proteção feminina. E, coincidentemente, a Lei Maria da Penha completou 18 anos em vigor nesta mesma data, sendo considerada um marco na defesa dos direitos das mulheres.

A Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, foi a responsável pela idealização da projeção no Palácio do Congresso, visando sensibilizar a população sobre a importância de se combater a violência de gênero. Além disso, a projeção também teve como objetivo divulgar o número 180, da Central de Atendimento à Mulher, que recebe denúncias de violações contra as mulheres e orienta vítimas de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento.

A noite foi marcada por uma ação significativa e necessária, que busca promover mudanças e proteger as mulheres brasileiras de todas as formas de violência. A luta pela igualdade de gênero e pelo fim do feminicídio segue sendo uma pauta urgente e que demanda a mobilização de toda a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo