Projeto de Lei propõe reabertura de prazo para adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária após calamidades públicas.

No dia 09 de agosto de 2024, às 11h38, a Câmara dos Deputados recebeu o Projeto de Lei 2493/24, que propõe a reabertura do prazo de adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert) para contribuintes afetados por calamidades públicas de âmbito nacional. A autora da proposta, a deputada Any Ortiz, do partido Cidadania-RS, busca beneficiar pessoas físicas e jurídicas que enfrentam dificuldades fiscais decorrentes de calamidades reconhecidas por meio de decreto legislativo aprovado no Congresso Nacional.

O Pert foi criado pela Lei 13.496/17 como um mecanismo de parcelamento de dívidas junto à Receita Federal e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Com a reabertura do prazo, os contribuintes terão seis meses após a publicação do decreto legislativo para aderirem ao programa, desde que se enquadrem nas localidades reconhecidas no decreto e tenham débitos vencidos até o mês anterior à entrada em vigor da nova legislação.

Além disso, o Projeto de Lei propõe algumas mudanças nas modalidades de quitação e parcelamento das dívidas, mantendo a opção de uso de créditos tributários para pagamento dos débitos. O texto também prevê que os efeitos da futura lei retroagirão ao dia 7 de maio de 2024, beneficiando os contribuintes gaúchos afetados por enchentes recordes ocorridas entre abril e maio do mesmo ano.

A deputada Any Ortiz destaca a importância da regularização fiscal dos contribuintes como forma de viabilizar a retomada dos negócios no país. Ela ressalta que políticas públicas como o Pert são essenciais para manter a regularidade fiscal dos agentes econômicos diante de desafios como crises de mercado, pandemias e calamidades.

O projeto agora seguirá para análise em regime de urgência pelo Plenário da Câmara dos Deputados, devendo ser aprovado tanto na Câmara quanto no Senado para virar lei. Janary Júnior assina a reportagem, com edição de Natalia Doederlein.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo