Repórter Recife – PE – Brasil

Presidente do Banco Central irá explicar política monetária na Câmara dos Deputados nesta terça-feira

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estará presente na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (13) para prestar esclarecimentos sobre a política monetária do órgão. A audiência pública conjunta, que ocorrerá no plenário 2 às 10 horas, foi solicitada pelos deputados Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) e Mário Negromonte Jr. (PP-BA).

No mês de julho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros da economia brasileira em 10,5% ao ano, uma decisão que divergiu dos apelos de diversos setores da sociedade que pleiteavam a redução da taxa Selic.

Em comunicado à imprensa, o Banco Central destacou que o cenário externo se mantém desafiador devido à incerteza acerca dos impactos da flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e das dinâmicas de atividade e inflação em outros países.

A taxa Selic, que estava em 13,75% até agosto de 2023, vem diminuindo gradualmente desde então e atingiu o patamar atual, em 10,5% ao ano, até maio de 2024.

Campos Neto terá a oportunidade de explicar aos parlamentares as razões por trás das decisões do Copom e traçar perspectivas para a condução da política monetária em um contexto de desafios econômicos globais. A audiência será uma oportunidade importante para o debate e a troca de informações entre o Banco Central e os representantes do legislativo, bem como para esclarecer dúvidas e discutir possíveis impactos das políticas monetárias implementadas.

Sair da versão mobile