Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprova projeto que torna obrigatória a presença da bandeira do Brasil em salas de aula.

Na manhã de hoje, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 4984/23, que propõe a obrigatoriedade da presença de uma bandeira do Brasil em todas as salas de aula de escolas do ensino fundamental e médio. A iniciativa, que altera a Lei dos Símbolos Nacionais, também prevê que os alunos realizem um juramento diário antes do início das aulas, comprometendo-se a defender diversos valores, como a democracia, a liberdade, a justiça e a preservação ambiental.

A proposta, que agora será encaminhada para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, recebeu alterações sugeridas pelo relator do projeto, o deputado Rodrigo Valadares, do partido União-SE. Em seu parecer, Valadares destacou que a medida visa promover a cidadania nas escolas brasileiras, fortalecendo o senso de pertencimento dos alunos à nação e aos valores democráticos.

Uma das mudanças propostas no texto aprovado é a possibilidade de alteração dos termos do juramento por meio de um concurso nacional coordenado pelos Ministérios da Educação e da Cultura. Além disso, a proposta também busca incentivar a reflexão sobre a importância do respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais.

Atualmente, a legislação brasileira prevê a hastagem da Bandeira Nacional em repartições públicas, estabelecimentos de ensino e sindicatos em dias de festa ou luto nacional. Nas escolas, o hasteamento solene da bandeira é obrigatório pelo menos uma vez por semana durante o ano letivo.

Para que o projeto se torne lei, será necessário ainda passar pela aprovação do Senado. A expectativa é de que a proposta seja debatida e votada nas próximas semanas, como parte do processo legislativo em tramitação na Câmara dos Deputados.

Com informações de Murilo Souza, a equipe de reportagem continua acompanhando a evolução desse importante projeto que visa fortalecer os valores cívicos e o sentimento de nacionalidade entre os estudantes brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo