Proposta de alteração na data de vencimento de contratos de crédito é aprovada na Câmara dos Deputados, mas com ajustes.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 9255/17, que propõe uma mudança significativa no fornecimento de crédito ao consumidor. A relatora do projeto, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação da proposta, com alguns ajustes, durante os debates na comissão.

A proposta em questão permite que o consumidor altere a data de vencimento de contratos de crédito, tendo o direito de fazer essa mudança por até duas vezes. A matéria, que visa corrigir uma antiga deficiência no sistema de fornecimento de crédito ao consumo, recebeu elogios da deputada Laura Carneiro, que destacou a importância da medida.

No entanto, a proposta teve uma emenda rejeitada pela Comissão de Finanças e Tributação. Segundo Laura Carneiro, o texto original do projeto apresenta uma redação mais condizente com a legislação atual e, por isso, foi mantido sem as alterações propostas.

De acordo com a autora da proposta, deputada Erika Kokay (PT-DF), os bancos têm se recusado a atender pedidos de alteração na data de vencimento de parcelas, alegando que os contratos assinados pelos clientes não podem mais ser modificados. Com a aprovação desse projeto, os consumidores terão mais flexibilidade para ajustar as datas de pagamento de seus empréstimos.

A proposta ainda seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser encaminhada para votação no Senado. Caso seja aprovada em todas as instâncias, a medida se tornará lei, trazendo benefícios diretos aos consumidores que buscam mais controle sobre suas finanças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo