Câmara dos Deputados aprova propostas sobre vantagens pessoais de servidores em sessão deliberativa desta quinta-feira.

Na última quinta-feira (29), a Câmara dos Deputados aprovou em sua sessão deliberativa dois projetos de lei que tratam das vantagens pessoais de servidores da Casa e do Senado. A relatora responsável por recomendar a aprovação das propostas foi a deputada Bia Kicis, do PL-DF.

O primeiro projeto discutido foi o PL 1144/24, originário do Senado e já aprovado naquela Casa. Este projeto seguirá agora para a sanção presidencial. Já o segundo projeto, o PL 3159/24, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, será encaminhado para análise do Senado.

As propostas em questão abordam as vantagens pessoais nominalmente identificadas (VPNIs), que foram instituídas com o objetivo de evitar mudanças na estrutura de remuneração das carreiras da Câmara e do Senado após a extinção de gratificações ou benefícios, por exemplo.

De acordo com a relatora Bia Kicis, ambas as propostas buscam garantir a segurança jurídica dos servidores ativos, inativos e pensionistas, diante das mudanças nas interpretações legais que resultaram na redução dos valores devidos aos servidores na forma de VPNIs.

A aprovação desses projetos representa um avanço na busca pela equidade e justiça nas relações de trabalho do setor público, assegurando que os servidores sejam devidamente compensados pelos serviços prestados. Mais detalhes sobre o desdobramento dessas questões serão divulgados em breve.

A reportagem sobre esse importante passo na legislação relacionada aos servidores públicos foi escrita por Ralph Machado, com edição de Natalia Doederlein. Acompanhe as atualizações sobre esse tema e outras notícias relevantes em nosso portal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo