Repórter Recife – PE – Brasil

Lei que institui o Dia Nacional do Guia de Turismo é sancionada, promovendo reconhecimento e valorização da profissão.

Foi sancionada, nesta segunda-feira (16), a lei que oficializa o Dia Nacional do Guia de Turismo, a ser comemorado anualmente em 10 de maio. A medida, que foi publicada no Diário Oficial da União, surgiu a partir do projeto de lei 2.886/2022, apresentado na Câmara dos Deputados pelo parlamentar Eduardo Bismarck (PDT-CE) e recebeu parecer favorável da senadora Leila Barros (PDT-DF) no Senado.

A iniciativa tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância dos guias de turismo, que são considerados verdadeiros embaixadores do Brasil. Segundo Leila Barros, os guias desempenham um papel essencial na indústria do turismo, um setor de extrema relevância para o desenvolvimento e a integração social, contribuindo significativamente para a economia, a cultura e a imagem do país no exterior.

O autor do projeto, Eduardo Bismarck, destacou a importância desses profissionais para a indústria do turismo, ressaltando que eles são responsáveis por um grande impacto no Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além disso, enfatizou a atuação dos guias como anfitriões, embaixadores da receptividade e peças-chave na cadeia de valor do turismo, além de salientar o papel fundamental que desempenham na preservação dos recursos naturais e do patrimônio cultural.

A sanção da lei representa um reconhecimento oficial e merecido a todos os guias de turismo que, diariamente, contribuem para proporcionar experiências enriquecedoras aos turistas e para promover o turismo no Brasil. Comemorar o Dia Nacional do Guia de Turismo é reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais que tanto colaboram para o desenvolvimento do setor turístico do país.

Sair da versão mobile