Repórter Recife – PE – Brasil

Projeto de Lei propõe deferimento automático de candidaturas eleitas e diplomadas em caso de atraso na Justiça Eleitoral.

O Projeto de Lei 2824/23, de autoria da deputada Renata Abreu (Pode-SP), está em análise na Câmara dos Deputados e propõe uma mudança significativa no processo de registro de candidaturas pela Justiça Eleitoral. De acordo com o texto, o descumprimento do prazo de julgamento do registro de candidatura de um candidato eleito e diplomado resultaria automaticamente no deferimento da candidatura.

A proposta visa combater a insegurança jurídica causada pela frequente violação do prazo estabelecido para o julgamento dos pedidos de registro de candidatos. Renata Abreu destaca que o não cumprimento deste prazo pode levar à perda do mandato dos candidatos eleitos, gerando instabilidade política e risco de anulação de votos.

Segundo a deputada, esta situação cria um ambiente de incerteza tanto para os candidatos quanto para os eleitores, impactando a representatividade no processo eleitoral. Por isso, o PL estabelece efeitos retroativos para os candidatos que participaram das últimas eleições, mesmo que tenham sido declarados inelegíveis e tenham cessado o exercício de seus mandatos.

O próximo passo para a proposta é a análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e posteriormente pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado.

Em resumo, o PL 2824/23 tem como objetivo principal trazer mais segurança jurídica ao processo eleitoral, garantindo que os prazos para o julgamento dos registros de candidatura sejam cumpridos de forma a evitar possíveis perdas de mandatos e anulações de votos. Agora, caberá aos parlamentares analisarem e decidirem sobre a aprovação desta importante proposta.

Sair da versão mobile