Projeto de Lei propõe inclusão de pessoas com síndrome de Down em empresas públicas com mais de 100 funcionários

Projeto de Lei propõe reserva de vagas para pessoas com síndrome de Down na administração pública

O deputado Duarte Jr. (PSB-MA) apresentou o Projeto de Lei 3411/23, que visa garantir a reserva de vagas para pessoas com síndrome de Down nos prestadores de serviços da administração pública direta e indireta da União com mais de 100 funcionários. Segundo a proposta, essas empresas deverão destinar pelo menos 2% das vagas para pessoas com síndrome de Down.

Atualmente, a legislação já prevê que empresas com 100 ou mais empregados preencham de 2% a 5% dos cargos com pessoas com deficiência. No entanto, de acordo com o projeto, não será permitido descontar a contratação das pessoas com síndrome de Down dessa parcela já estabelecida.

O deputado Duarte Jr. destaca que a inclusão da pessoa com síndrome de Down pode ser benéfica tanto para a empresa quanto para o indivíduo, pois além de oferecer resultados efetivos, também contribui para a construção de valores sociais fundamentais na sociedade.

Além disso, o parlamentar ressalta que a medida proporciona à pessoa com síndrome de Down a oportunidade de conviver de maneira direta e ativa na sociedade, o que favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mecânicas e de adaptação a diferentes situações.

Para garantir o cumprimento da medida, o Poder Executivo será responsável por criar instrumentos que estimulem parcerias voltadas para a contratação e qualificação de pessoas com síndrome de Down. Isso inclui a exigência de recrutamento público para o preenchimento adequado das vagas.

É importante ressaltar que os prestadores de serviços que não cumprirem essa medida ficarão sujeitos à inabilitação para contratar com o poder público federal.

O projeto de lei seguirá para análise das comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Essa proposta representa um avanço importante para a inclusão das pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. Ao garantir oportunidades de emprego, a medida contribui para a valorização desses indivíduos e para o fortalecimento da diversidade e da igualdade de oportunidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo