A principal missão da nova secretaria é coordenar as ações a serem executadas pela administração pública federal no estado do Rio Grande do Sul, em parceria com os ministérios competentes. Além disso, a pasta será responsável por promover a articulação entre os governos federal, estadual e municipais do RS, bem como a interlocução com a sociedade civil.
Para compor a equipe da secretaria, foram transferidos dez cargos comissionados executivos, sem aumento de despesa, e foram criados os cargos de ministro da secretaria e secretário-executivo. O objetivo é garantir que as ações de reconstrução do estado sejam efetivas e coordenadas.
De acordo com a Medida Provisória, a secretaria será extinta dois meses após o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul ser finalizado, conforme reconhecido pelo Decreto Legislativo 36/24. A nova pasta já está em vigor, mas precisa passar pela aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para se tornar lei.
O deputado Paulo Pimenta, que até então ocupava o cargo de ministro de Comunicação Social da Presidência, destacou a importância da criação da Secretaria Extraordinária e se comprometeu em trabalhar incansavelmente para contribuir com a reconstrução do estado após os desastres naturais. A população do Rio Grande do Sul espera que as ações do novo órgão tragam resultados positivos e acelerem o processo de recuperação das áreas afetadas.