A audiência da CPI do MST sobre feiras de movimentos sociais rurais foi cancelada.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) encarregada de investigar as atividades do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) decidiu cancelar a audiência pública que estava programada para ocorrer nesta segunda-feira (4). Nessa audiência, representantes do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas seriam ouvidos para discutir a realização de feiras agrárias promovidas por movimentos sociais do campo.

O deputado Delegado Fabio Costa (PP-AL), que solicitou a realização da audiência, pretendia obter informações sobre o suposto apoio organizacional prestado pelo instituto para a realização dessas feiras. Além disso, caso esse apoio logístico fosse confirmado, o deputado queria entender como isso ocorre na prática.

Segundo Costa, embora o direito à propriedade privada seja garantido pela Constituição, o país tem testemunhado um aumento significativo e desordenado de invasões em propriedades rurais produtivas desde janeiro. O deputado também criticou o financiamento desses movimentos, o que ele considera bastante chocante.

A CPI, que foi instalada em maio, tem como objetivo investigar as invasões realizadas pelo MST. O deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) é o presidente do colegiado, que tem o prazo de 120 dias para concluir suas atividades.

Até o momento, não há informações sobre a definição de uma nova data para a audiência que foi cancelada.

É importante destacar que o MST é um movimento social que tem como objetivo lutar pela reforma agrária e pelo acesso à terra para trabalhadores rurais sem-terra. O movimento surgiu na década de 1980 e é reconhecido tanto nacionalmente quanto internacionalmente. No entanto, o MST também é alvo de críticas e controvérsias, especialmente no que diz respeito às suas estratégias de luta pela terra.

A atual CPI busca esclarecer e investigar as ações do movimento, com o intuito de analisar sua atuação e possíveis irregularidades. Por isso, é fundamental acompanhar o desdobramento dos trabalhos realizados por essa comissão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo