Projeto de Lei Complementar permite verbas para ações de inclusão social de pessoas com deficiência em estados e municípios.

Na última terça-feira, dia 20 de agosto de 2024, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei complementar que pode impactar diretamente a destinação de verbas para ações de inclusão social de pessoas com deficiência nos estados e municípios do país. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 94/21, proposto pela ex-deputada Rejane Dias (PI), teve parecer favorável da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que ressaltou a importância da proposta em permitir a continuidade de políticas públicas neste campo.

A proposta em questão busca modificar a Lei de Responsabilidade Fiscal, que atualmente impede a transferência voluntária de recursos para convênios e contratos de repasse nos casos em que o ente federativo não cumpre com as regras estabelecidas, como limites de gasto com pessoal e regularidade fiscal. No entanto, a legislação já prevê exceções para áreas essenciais, como educação, saúde e assistência social, e o PLP 94/21 visa incluir ações voltadas para pessoas com deficiência nesse rol de exceções.

Para que o projeto se torne lei, ainda é necessário que ele passe pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário da Câmara dos Deputados, além de ser aprovado pelo Senado. A relatora Laura Carneiro enfatizou a importância da proposta para garantir a continuidade de políticas de inclusão social e promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

Agora, o PLP 94/21 aguarda os próximos passos do processo legislativo, sendo fundamental para a garantia de recursos destinados a ações de integracao social de pessoas com deficiência. A proposta conta com o apoio da relatora e segue em tramitação no Congresso Nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo