Astronauta quebra recorde histórico de estadia no espaço por um cidadão dos Estados Unidos. Impressionante conquista espacial!

O astronauta Frank Rubio quebrou o recorde da missão mais longa em órbita realizada por um americano, passando mais de 355 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Em uma conversa com a Nasa transmitida ao vivo, Rubio descreveu a experiência como um desafio incrível, mas também uma vitória incrível.

Após quebrar o recorde na segunda-feira, Rubio expressou o desejo de atingir 365 dias, afirmando que seria um marco realmente bom para a nação. Rubio, que nasceu em Los Angeles e passou seus primeiros anos em El Salvador, é médico e piloto de helicóptero.

O recorde anterior dos Estados Unidos foi estabelecido em 2022 por Mark Vande, que passou 355 dias consecutivos no espaço. No entanto, o recorde mundial pertence ao cosmonauta russo Valeri Poliakov, com 437 dias.

Rubio está programado para retornar à Terra em 27 de setembro, totalizando 371 dias no espaço. Sua missão inicial era durar apenas seis meses, que é a duração típica das missões na estação orbital. No entanto, devido a um vazamento no foguete russo Soyuz, ele e seus dois companheiros ficaram presos na ISS por mais tempo.

O foguete russo estava acoplado à ISS como nave de escape de emergência, mas sofreu um vazamento provavelmente causado pelo impacto de um pequeno meteorito. Por causa disso, a agência espacial russa Roscosmos teve que enviar outro foguete não tripulado para trazer Rubio e seus companheiros de volta para casa.

Embora Rubio tenha conseguido quebrar o recorde americano, o recorde do americano com mais dias no espaço ainda pertence à ex-astronauta Peggy Whitson, que acumulou 675 dias em várias missões.

Essa conquista de Rubio é mais uma prova do contínuo avanço da exploração espacial e do empenho dos astronautas em estabelecer novos recordes. A pesquisa e a experiência vivenciada no espaço são cruciais para o desenvolvimento de tecnologias e conhecimento científico que podem beneficiar a humanidade como um todo.

À medida que a tecnologia evolui e novas missões são planejadas, é provável que mais recordes sejam quebrados no futuro. Rubio é um exemplo de determinação e coragem, mostrando que o espaço ainda reserva muitas descobertas e desafios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo