José Maranhão recebe homenagem com coleção de livros do Senado.

Na tarde de hoje, o Senado lançou uma edição especial da coleção “Grandes Vultos do Senado” em homenagem ao ex-senador paraibano José Maranhão, que faleceu em fevereiro deste ano em decorrência da Covid-19. O evento ocorreu no Museu Histórico Senador Itamar Franco, em Brasília, e contou com a presença de familiares e autoridades de todos os Poderes.

Durante a cerimônia, a viúva de Maranhão, Fátima Maranhão, que também é desembargadora e presidente do TRE-PB, discursou sobre a trajetória política do marido e suas principais bandeiras. Fátima destacou a luta de Maranhão pela democracia, seu combate à seca e a valorização do Nordeste.

“Maranhão é a própria história, não só da Paraíba, mas de tudo o que ele viveu. Ele será lembrado como o homem simples que honrou sua posição no Senado. Agora, sua história está registrada ao lado de outros grandes nomes como Humberto Lucena e Teotônio Vilela, a quem ele admirava”, declarou ela emocionada.

A obra, escrita por Francisco de Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo, apresenta um retrato detalhado da vida de José Maranhão, incluindo seus discursos no Senado, projetos de sua autoria, marcos importantes de sua vida pessoal e política, além de depoimentos de colegas parlamentares e personalidades.

O presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, que também é paraibano, elogiou a nova biografia e ressaltou os 67 anos de vida pública de Maranhão. Ele destacou o trabalho árduo de pesquisa realizado pelos autores do livro.

“É nossa obrigação ler essa biografia do começo ao fim. Essa é apenas mais uma das muitas homenagens que ele recebeu em vida e que agora consolidaram sua história”, afirmou Veneziano.

Além da presença de autoridades políticas, o governador da Paraíba, João Azevedo, também compareceu ao evento e relembrou sua relação com Maranhão durante uma corrida eleitoral. Azevedo destacou o caráter conciliador de Maranhão, mesmo quando adversários politicamente.

“Nós tivemos diferenças políticas, mas José Maranhão sempre teve uma relação amistosa comigo, e até me dava conselhos durante os debates acirrados. Ele sabia que não era necessário levantar a voz para debater comigo”, relembrou o governador.

José Maranhão nasceu em Araruna, na Paraíba, e teve uma longa carreira como empresário e político. Além de senador, ele ocupou cargos como deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador da Paraíba em três ocasiões. Foi um dos fundadores do MDB e ocupou a direção estadual do partido.

Michel Temer, ex-presidente da República e amigo pessoal de Maranhão, escreveu o prefácio da obra em sua homenagem.

A coleção “Grandes Vultos que Honraram o Senado” foi instituída em 1996, por meio da Resolução 84 do Senado Federal, com o objetivo de homenagear ex-senadores que se destacaram como personalidades importantes na história cultural, política e parlamentar brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo