Filha de Fafá de Belém, Mariana Belém sofre com a síndrome de Cushing, que resultou em um ganho de peso de mais de 30 kg.

A cantora Mariana Belém, de 43 anos, revelou em uma entrevista exclusiva à Revista Quem que foi diagnosticada com síndrome de Cushing, uma doença rara que afeta menos de 150 mil pessoas por ano no Brasil. Essa condição é caracterizada pelo ganho de peso rápido e fácil.

Mariana relembra que conseguiu emagrecer muito depois de identificar a sua condição. Ela percebeu que quando passava por um estresse muito grande, ganhava peso rapidamente. Durante sua separação, por exemplo, ela chegou a engordar 33 kg. A cantora se separou em 2020 do administrador Cristiano Saab, com quem foi casada por dez anos e tem duas filhas.

A síndrome de Cushing é uma doença endócrina também conhecida como hipercortisolismo ou hiperadrenocorticismo. Ela ocorre quando o organismo é exposto a níveis elevados de cortisol por um longo período de tempo. Isso pode acontecer devido ao uso prolongado de medicamentos à base dessa substância, produção anormal do cortisol pelo corpo ou por um tumor.

Os principais sintomas da doença envolvem mudanças no corpo, como ganho de peso ao redor do tronco, acúmulo de gordura no rosto e na parte superior das costas, e perda de gordura nos braços e pernas. Além disso, os pacientes também podem apresentar dificuldade de cicatrização, fadiga, aumento da pressão arterial, osteoporose, cálculos renais, diabetes e transtornos mentais.

O tratamento para a síndrome de Cushing é focado em curar a sua causa primária e restabelecer os níveis normais de cortisol no organismo. O tipo de tratamento varia de acordo com a causa da doença. Pode incluir redução do uso de medicamentos à base de cortisol, cirurgia, radioterapia e medicamentos específicos.

Mariana Belém compartilhou que quando percebe algum dos sintomas da síndrome, ela segue uma dieta mais restritiva para controlar o peso. Ela também ressalta que, como não gosta de academia e vem de uma família que gosta muito de comer, a alimentação é uma prioridade para ela quando se trata da sua saúde.

A síndrome de Cushing é uma condição rara, mas que pode ser diagnosticada e tratada com acompanhamento médico adequado. Mariana Belém, mesmo enfrentando essa doença, mostrou que é possível cuidar da saúde e controlar o peso através de hábitos alimentares saudáveis e conscientização do próprio corpo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo