Governo alemão reprime grupo extremista de direita que doutrinava crianças, realizando operações de busca e apreensão em várias residências.

O governo da Alemanha realizou uma operação de busca e apreensão na última quarta-feira (27) para reprimir um grupo extremista de direita que tinha como alvo a doutrinação de crianças. A polícia vasculhou dezenas de casas de membros da organização conhecida como Artgemeinschaft, em 12 dos 16 estados alemães.

Segundo comunicado do Ministério do Interior da Alemanha, a associação pagã neonazista e antidemocrática, composta por cerca de 150 pessoas, e todas as suas subdivisões foram banidas. Cerca de 700 agentes de segurança participaram da operação, que foi considerada um duro golpe contra o extremismo de direita no país.

A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, classificou a associação como “sectária, profundamente racista e antissemita”. De acordo com ela, o grupo fundado em 1951 tentava doutrinar crianças e jovens com sua ideologia nazista e antidemocrática, escondida sob a fachada de uma seita pseudo-religiosa germânica. Eles distribuíam livros infantis com conteúdo antissemita, incluindo títulos da época do nazismo.

As crenças “völkisch” defendidas pelo grupo estão relacionadas ao etnonacionalismo alemão e foram um princípio fundador dos nazistas, segundo o acadêmico Felix Wiedemann, da Universidade Livre de Berlim. Ele afirma que essas organizações conectavam raça e religião, atuando como grupos políticos e religiosos ao mesmo tempo.

O objetivo central do grupo era a preservação e promoção de uma doutrina racial que se assemelha à ideologia nazista. Durante as buscas, foram encontradas armas de fogo, coletes à prova de balas, ouro, dinheiro em espécie e material de conteúdo extremista. Também foram apreendidas balestras e duas licenças de posse de arma foram revogadas. Além disso, foram recolhidas medalhas, bandeiras e bustos associados ao nazismo.

A ministra do Interior ressaltou que o grupo representava uma ameaça significativa. Essa é a segunda operação desse tipo nos últimos dias, pois na semana passada o governo alemão baniu o grupo neonazista Hammerskins Germany. Essa organização teve um papel central na cena neonazista europeia e era conhecida pelos shows de rock de supremacia branca nos Estados Unidos.

Nos últimos meses, as autoridades alemãs têm frustado diversas manifestações de extrema direita. Em 2020, quatro grupos neonazistas foram banidos no país. Essa ação do governo mostra o compromisso em combater e banir qualquer forma de extremismo, especialmente o de cunho racial e nazista, que possui um histórico sombrio na Alemanha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo