UFPE oferece disciplina pioneira em Surfe para alunos de Educação Física, com ênfase em atuação profissional e combate ao derramamento de óleo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou nesta segunda-feira (2) a inclusão da disciplina de Surfe (EDF001) no curso de bacharelado em Educação Física. As inscrições para o semestre letivo de 2023.2 estão disponíveis aos estudantes interessados em aprender sobre o esporte e sua atuação profissional.

Essa iniciativa inédita no estado tem como objetivo desenvolver habilidades físicas e técnicas relacionadas ao surfe, por meio de aulas teóricas e práticas. As atividades práticas serão realizadas na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, nos meses de janeiro e fevereiro.

A disciplina irá abordar temas como o planejamento e elaboração de intervenções de letramento, modelos de negócios, estratégias de avaliação, além dos aspectos biopsicossociais e culturais do surfe. Para enriquecer a experiência dos alunos, a disciplina estará vinculada ao projeto de extensão sUrFPE, que tem como objetivo lidar com o impacto do derramamento de óleo nas praias pernambucanas.

Segundo o coordenador do sUrFPE e professor do Departamento de Educação Física da UFPE, Tony Meireles, a disciplina enxerga o surfe não apenas como um esporte, mas também como uma prática terapêutica. Os estudantes poderão vivenciar a experiência tanto como aprendizes quanto como instrutores, além de participar de discussões teóricas sobre a modalidade.

Além do aprendizado teórico, os alunos matriculados na disciplina terão acesso a aulas práticas na praia de Itapuama e também a oportunidades oferecidas pelo esporte no âmbito da Educação Física. Eles também terão a chance de conhecer nichos de mercado, serviços e possíveis contextos de atuação profissional.

A organização e oficialização do surfe como modalidade olímpica tem aberto diversas oportunidades a serem exploradas, destacou Tony Meireles.

As inscrições para a disciplina estão abertas somente para os alunos do curso de Educação Física da UFPE e devem ser realizadas na plataforma oficial da universidade entre 11 e 16 de outubro.

Com essa iniciativa pioneira, a UFPE busca proporcionar aos estudantes a oportunidade de se aprofundarem no conhecimento do surfe, sua prática profissional e os benefícios terapêuticos associados a esse esporte. A inserção da disciplina no currículo universitário certamente contribuirá para formar profissionais qualificados e capacitados para atuação nessa área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo