Mais de 900 mil alunos participam da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Distribuição de medalhas aumenta nesta edição.

Neste sábado (7), mais de 900 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país participam da segunda fase da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição, promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, tem como objetivo estimular o raciocínio lógico-matemático e a criatividade dos estudantes.

De acordo com o coordenador-geral da Obmep e diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Cláudio Landim, as provas não medem apenas o conhecimento em matemática, mas também a capacidade de imaginação dos participantes no momento de resolver os problemas propostos. A expectativa é que os estudantes demonstrem habilidades como criatividade e raciocínio lógico.

Uma das novidades desta edição é o aumento no número de medalhas nacionais a serem distribuídas. Ao todo, serão 8.450, sendo 6,5 mil destinadas aos alunos das escolas públicas e o restante para os estudantes das escolas particulares. Além disso, a Obmep também vai premiar os participantes com outras 20,5 mil medalhas regionais.

Os alunos das escolas públicas que conquistarem medalhas nacionais serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Eles receberão, no ano que vem, uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 300 mensais, para participar do programa de formação oferecido em todo o país. O objetivo é preparar esses alunos e estimulá-los a ingressar nas universidades nas áreas das ciências exatas.

A divulgação dos premiados está prevista para o dia 20 de dezembro. Essa é uma oportunidade para os estudantes se destacarem nacionalmente e terem seu talento reconhecido.

A Obmep é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Além de promover a competitividade saudável entre os jovens, a olimpíada busca despertar o interesse pela matemática e estimular o estudo e aprimoramento dessa disciplina.

Por meio dessa iniciativa, espera-se contribuir para a melhoria do ensino da matemática nas escolas brasileiras e para a formação de futuros profissionais qualificados em áreas relacionadas à ciência e tecnologia.

*Colaborou Cristiane Ribeiro, do Radiojornalismo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo