Especialistas dão dicas de como economizar na compra do presente no Dia das Crianças

No Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, pais e lojistas estão animados com as compras. No entanto, é importante ter cautela na hora de escolher os presentes. Além de ficar atento à política de trocas da loja, é preciso verificar a nota fiscal, selos nos brinquedos que garantem a qualidade e o custo do produto.

Segundo Alexandre Negromonte, advogado especialista em direito do consumidor, o fornecedor não tem obrigação legal de trocar produtos simplesmente porque o consumidor não gostou ou porque ele é repetido. No entanto, a maioria dos estabelecimentos opta por fazer as trocas para agradar o cliente. Portanto, é importante verificar as condições para a troca do produto, se a loja possui selo de troca para presentes e os prazos estabelecidos pelos lojistas.

Uma dica importante é sempre comprar produtos de lojas que oferecem nota fiscal, pois ela comprova a aquisição do produto, sua originalidade e garante o direito à garantia, assistência técnica e manutenção. Em casos de brinquedos com defeito, o comerciante tem 30 dias para resolver o problema após a reclamação do consumidor. Se o problema não for resolvido nesse prazo, o consumidor tem o direito de escolher entre a substituição do brinquedo por outro em perfeitas condições, a restituição do valor pago ou o abatimento do preço.

Além disso, é importante planejar o gasto com os presentes. É necessário somar os gastos do passeio e do lanche. Muitas vezes, as despesas podem ser pagas com cartão de crédito, com a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes. Porém, é necessário verificar se há cobrança de juros nesse parcelamento. A economista Lytiene Ridrigues sugere evitar o parcelamento para não pagar juros altos e, caso a compra seja à vista, é possível pedir desconto.

Outra dica é conversar com a criança antes de sair para comprar o presente, para saber o que ela deseja ganhar. Assim, é possível fazer uma pesquisa de preços na internet e retirar o brinquedo na loja física. Comprar de última hora pode ser mais caro, por isso é importante planejar e comparar preços em pelo menos três lojas, além de verificar os preços na internet.

Portanto, os pais devem considerar tanto o aspecto financeiro quanto o técnico na hora de fazer as compras, garantindo assim um Dia das Crianças seguro, econômico e inesquecível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo