Egito aceita receber brasileiros da Faixa de Gaza para evacuação iminente através da fronteira de Rafah

O Egito aceitou receber os brasileiros que desejam sair da Faixa de Gaza, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Segundo ele, a população que está confinada nesta região poderá deixá-la no próximo sábado (14) através da passagem de Rafah, na fronteira entre o sul de Gaza e o Egito.

Em entrevista coletiva após uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Vieira confirmou que os cidadãos brasileiros serão transportados em ônibus até a fronteira egípcia, onde será possível chegar a um aeroporto próximo, onde um avião da Força Aérea Brasileira estará esperando por eles.

O governo brasileiro já contratou os ônibus para fazer o transporte dos brasileiros até a fronteira e aguardava a liberação da passagem de Rafah pelo Egito.

Após o encontro, o ministro das Relações Exteriores condenou a violência no conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas e fez um apelo para a criação de um corredor humanitário que permita a evacuação da população civil. Ele afirmou que o Brasil vai trabalhar continuamente com todas as delegações visando uma posição unificada do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Como o Brasil está presidindo temporariamente o Conselho de Segurança, o país vai se esforçar para evitar uma catástrofe humanitária. O objetivo imediato é prevenir mais derramamento de sangue e perda de vidas, bem como garantir acesso humanitário urgente para as áreas mais afetadas.

O prazo dado pelo governo israelense para a retirada de 1 milhão de pessoas da parte norte de Gaza terminou às 0h local. No entanto, as forças israelenses ainda não deixaram claro quando começará a ofensiva armada na região.

A situação na Faixa de Gaza é preocupante e a comunidade internacional busca encontrar soluções para proteger a população civil e evitar uma escalada ainda maior do conflito.

O Brasil, como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas e também por possuir participantes brasileiros na região, está buscando facilitar a saída dos brasileiros de Gaza em um esforço para garantir sua segurança e bem-estar.

É importante destacar que a situação é delicada e fluida, e que esforços diplomáticos estão sendo feitos para buscar uma solução pacífica e evitar mais derramamento de sangue.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo