Lula lamenta morte do ex-prefeito Tito Costa, de São Bernardo do Campo, aos 100 anos

O ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Tito Costa, faleceu aos 100 anos e recebeu homenagens do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em suas redes sociais, Lula lamentou a perda e ressaltou a importância de Costa como político, colega constituinte, advogado e jurista.

Tito Costa, nascido em Torrinha (SP) no ano de 1922, formou-se em direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) na década de 1940. Sua carreira política teve destaque como prefeito de São Bernardo do Campo, cargo que ocupou de 1977 a 1983. Além disso, ele também foi deputado federal constituinte em 1987, pelo PMDB.

Durante seu período como prefeito, Tito Costa enfrentou desafios significativos, especialmente no contexto das greves do ABC nos anos 1970. Nesse período, houve uma grande pressão contra a organização dos trabalhadores, mas Costa atuou de forma democrática e mostrou-se comprometido em dialogar com as diferentes partes envolvidas.

Lula relembrou a convivência e o diálogo que teve com Tito Costa naquela época e nos anos seguintes, ressaltando também a importância do ex-prefeito na cidade de São Bernardo do Campo. O presidente da República expressou seus sentimentos em relação à família e amigos de Costa.

A morte de Tito Costa gera uma grande perda para a política brasileira, uma vez que ele foi um personagem importante em momentos cruciais da história do país. Sua atuação durante as greves do ABC demonstrou coragem e comprometimento com os trabalhadores, o que lhe rendeu admiradores e reconhecimento.

Além disso, Tito Costa também se destacou como advogado e jurista, sendo uma referência em seu campo de atuação. Sua formação na USP e sua experiência como prefeito e deputado constituinte mostram o seu compromisso com a sociedade e o seu empenho em contribuir para o desenvolvimento do país.

Com a partida de Tito Costa, o Brasil perde um grande nome da política e da advocacia. Sua trajetória, marcada pela defesa dos direitos dos trabalhadores e pela busca por melhorias para a população de São Bernardo do Campo, será sempre lembrada como um exemplo de comprometimento e dedicação. Os sentimentos de pesar se estendem aos familiares e amigos de Tito Costa, que agora têm a missão de preservar e honrar o legado deixado por ele.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo