Gabinete Português de Leitura de Pernambuco celebra 173 anos de existência em festa que homenageia a comunidade luso-brasileira

O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL-PE) está prestes a comemorar seus 173 anos de existência. O espaço, que foi criado em 1850, possui como principal objetivo receber portugueses, inclusive os que residiam em Pernambuco, para sediar reuniões e celebrar datas relevantes relacionadas ao país europeu.

As comemorações desse ano contarão com diversas atrações, como as apresentações de Gustavo Travassos, Kelly Rosa e da Orquestra Universal. Além disso, será realizada a inauguração de uma placa comemorativa do centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul. A placa foi oferecida pela Marinha e Força Aérea do Brasil e de Portugal. O presidente do GPL-PE, Celso Stamford Gaspar, afirma que será uma festa para celebrar a comunidade luso-brasileira.

Atualmente, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco está aberto para visitação mediante agendamento prévio. A instituição cultural, que não recebe subsídios oficiais, se mantém graças a doações de beneméritos do passado e às cotas pagas pelos sócios. Os visitantes têm acesso a uma biblioteca com mais de 50 mil volumes das áreas de literatura, história e assuntos gerais, contendo também obras raras dos séculos XVII, XVIII, XIX, XX e contemporâneos. Recentemente, o local passou por reformas, e hoje conta com uma sala de consultas climatizada, Wi-Fi e um computador. Os usuários podem consultar o catálogo online, que possui aproximadamente 31.698 títulos atualizados.

A história do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco remonta ao dia 3 de novembro de 1850, quando foi fundado pelo cirurgião jornalista João Vicente Martins, em uma sessão solene no Teatro Apollo. A primeira sede foi instalada na rua da cadeia velha, hoje conhecida como Marquês de Olinda. O Gabinete passou por mudanças ao longo dos anos e, em 1921, foi instalado em seu endereço atual, na rua do Imperador Dom Pedro II, nº 290.

Essa instituição representa um importante marco para a comunidade luso-brasileira em Pernambuco, proporcionando um espaço cultural de qualidade e mantendo viva a história e a cultura portuguesa. O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco é uma preciosidade para os amantes de livros e um símbolo da relação entre Portugal e o Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo