Contas de água, luz e gás representam a maior parcela do orçamento para 53% dos brasileiros endividados, revela pesquisa.

A pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023” revelou dados alarmantes sobre a situação financeira dos brasileiros. De acordo com o estudo, 53% dos brasileiros endividados afirmam que as contas de luz, água e gás representam a maior parcela do seu orçamento mensal. Ainda mais preocupante é o fato de que 83% dos entrevistados admitem ter atrasado o pagamento de outro tipo de conta para priorizar as despesas com água, luz ou gás.

Realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, a pesquisa também mostrou que para a maioria (82%) das pessoas, o valor dessas contas dentro do orçamento chega a até R$ 750, quase a metade do salário-mínimo, que está em R$ 1.320. Esse cenário reflete a dificuldade enfrentada por grande parte da população para equilibrar as despesas básicas com o restante das contas mensais.

Além disso, a pesquisa revelou que atrasos longos no pagamento de dívidas são comuns entre os brasileiros, com 74% dos devedores de contas básicas admitindo ter uma pendência atrasada há pelo menos um ano. Esses dados são preocupantes e demonstram a gravidade da situação financeira de muitas famílias no país.

O estudo foi realizado com o suporte da Flexpag, fintech das Utilities, e ouviu 11.541 pessoas maiores de 18 anos de todas as regiões do país, sendo 52% homens e 48% mulheres. A abrangência da pesquisa permite uma visão representativa da realidade do endividamento no Brasil e reforça a importância de medidas e políticas públicas para enfrentar esse problema.

Diante desses dados preocupantes, é fundamental que o poder público e as instituições financeiras atuem de forma a oferecer soluções e alternativas para ajudar as famílias a saírem dessa situação de endividamento. Além disso, a educação financeira e o acesso a serviços de orientação e suporte para o gerenciamento das finanças pessoais são essenciais para que a população consiga superar esse cenário desafiador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo