Plataforma Hemovida cria carteira virtual para doadores de sangue e promove conscientização sobre importância das doações.

Governo lança aplicativo Hemovida para estimular doação de sangue

O Ministério da Saúde anunciou a criação de um novo instrumento para reforçar os estoques de sangue nos hemocentros. Trata-se do aplicativo Hemovida, que faz parte do ConecteSUS e visa facilitar a ação voluntária de doadores.

Com o uso do miniapp Hemovida, será possível obter uma carteira virtual do doador contendo informações de saúde, tipo sanguíneo e a data da última doação. Além disso, o doador também poderá ter um registro pessoal e útil em situações de emergência, um histórico completo de doações e informações sobre os serviços hemoterápicos e a localização da rede de saúde mais próxima para doar.

Segundo o Ministério, o objetivo do Hemovida é facilitar a captação de doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros. A secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, ressaltou que o aplicativo estimula a doação de sangue voluntária, um ato de amor que salva vidas.

A plataforma estará disponível para download nas principais lojas de aplicativos e foi lançada no Dia Nacional do Doador de Sangue. Através da Hemovida, os doadores poderão convidar amigos e familiares, compartilhar experiências nas redes sociais e incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras.

Além de fornecer informações sobre os critérios e cuidados necessários para a doação, o aplicativo também traz dados sobre a importância do ato e onde o sangue doado é utilizado. O Ministério da Saúde destaca que o sangue doado voluntariamente é utilizado em atendimentos de urgência, cirurgias, tratamentos de doenças falciforme e talassemias, bem como no tratamento de doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão.

As taxas de doação de sangue cresceram no Brasil, e o Ministério monitora diariamente o volume de bolsas de sangue em estoque, acionando o Plano Nacional de Contingência do Sangue para evitar o desabastecimento, se necessário.

A pasta também destaca os critérios para doação, como idade mínima e máxima, peso mínimo, saúde em boa condição, além do intervalo e número máximo de doações permitidas por ano. O ministério trabalha constantemente para aumentar o índice de doação de sangue, conscientizando a população sobre a importância desse gesto na saúde coletiva.

Além disso, o governo federal se manifestou contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permitiria a comercialização de plasma no Brasil, ressaltando a importância de manter a proibição atual, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde.

Em resumo, o lançamento do miniapp Hemovida representa um avanço importante no estímulo à doação de sangue no país, além de fornecer informações necessárias para potenciais doadores. Com isso, o Ministério da Saúde espera contribuir para a manutenção dos níveis seguros de estoque de sangue nos hemocentros brasileiros. A iniciativa reforça a importância do gesto de doar sangue, que pode salvar até quatro vidas e é fundamental para o tratamento de diversas condições de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo