Justiça Federal de Alagoas aceita pedido de tutela de urgência contra a Braskem por afundamento de mina em Maceió

A Justiça Federal de Alagoas acatou um pedido de tutela de urgência contra a Braskem devido aos danos causados em Maceió devido ao afundamento de uma mina de exploração de sal-gema. Em nota divulgada nesta sexta-feira (1), a empresa afirmou que já foi intimada e que irá avaliar e tomar as medidas necessárias nos prazos legais aplicáveis. A causa movida contra a empresa é no valor de R$ 1 bilhão.

A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas e pela Defensoria Pública da União contra a Braskem e o Município de Maceió. Um dos pedidos feitos e aceitos foi a inclusão de uma nova área de criticidade, de acordo com o mapa mais recente elaborado pela Defesa Civil. Também foi determinada a atualização monetária dos valores pagos às pessoas atingidas e a contratação de assessoria técnica independente e especializada para dar suporte aos atingidos na avaliação dos cenários e tomada de decisão acerca de sua realocação ou permanência na área.

Além disso, a Justiça determinou que a empresa deve viabilizar a inclusão facultativa de todos os atingidos cujos imóveis estão localizados na área de criticidade 01 da Versão 5 do Mapa, com a atualização monetária correspondente aos valores estabelecidos pelo programa de reparação do dano material provocado pela desvalorização do imóvel, bem como o alegado dano moral sofrido em decorrência da inclusão do imóvel no mapa. Também foi ordenada a contratação de uma empresa independente e especializada para a identificação do dano material dos imóveis na hipótese de decisão do atingido permanecer na área de criticidade 01 da Versão 5 do Mapa da Defesa Civil.

A Braskem afirmou que continua mobilizada e monitorando a situação da mina 18, localizada no bairro do Mutange, tomando todas as medidas cabíveis para minimizar o impacto de possíveis ocorrências. A empresa garantiu que implementou um monitoramento com equipamentos de última geração para detectar qualquer movimentação no solo da região e para viabilizar o acompanhamento pelas autoridades e a adoção de medidas preventivas. A companhia se comprometeu também a manter o mercado informado sobre qualquer desdobramento relevante sobre o assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo