Verão em Pernambuco será um dos mais quentes da história devido ao fenômeno de El Niño

O verão chegou oficialmente em Pernambuco, trazendo a promessa de muito calor nos próximos meses. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a estação mais quente do ano iniciou nos primeiros minutos desta sexta-feira (22) e deve durar até 20 de março de 2024. A previsão é de um verão ainda mais quente do que o normal, devido à incidência do fenômeno El Niño.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que o verão é marcado pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol, tornando os dias mais longos do que as noites e provocando rápidas mudanças nas condições do tempo. Neste ano, sexta-feira será o dia mais longo do ano na parte sul do globo, com o sol nascendo às 5h no Recife e se pondo às 17h35, totalizando 12 horas e 35 minutos.

Segundo a Apac, a ocorrência de El Niño deve gerar um maior acumulado de precipitação no início, seguido de um período seco no meio e no final do período, com temperaturas acima da média normalmente registrada. Em entrevista ao programa “Folha na Manhã”, da Rádio Folha 96.7 FM, o meteorologista da Apac Ailton Dias explicou que as temperaturas podem chegar aos 40ºC no Sertão, próximo a 37 no Agreste e na Zona da Mata e no litoral a 35. Isso na sombra, ou seja, a sensação térmica de quem está na praia, por exemplo, é maior.

A Apac também disse que, em relação às chuvas, o verão é o período mais chuvoso do Sertão e período menos chuvoso no Agreste, na Zona da Mata e na RMR. “Devido ao El Niño a gente deve ter mais chuva no início da estação, seguido de um período seco no meio e no final da estação”, completou Ailton Dias.

As médias históricas da climatologia mensal em relação às chuvas nas regiões do Estado durante os meses do verão estão previstas na seguinte tabela:

Chuvas no verão
Dezembro
RMR: 56,2 mm
Mata: 37,2 mm
Agreste: 28,5 mm
Sertão: 45,4 mm

Janeiro
RMR: 100,9 mm
Mata: 67,6 mm
Agreste: 43,5 mm
Sertão: 76,5 mm

Fevereiro
RMR: 122,9 mm
Mata: 81,0 mm
Agreste: 57,2 mm
Sertão: 92,3 mm

Março
RMR: 212,2 mm
Mata: 128,2 mm
Agreste: 90,6 mm
Sertão: 133,8 mm (mês mais chuvoso na região)

O fenômeno El Niño é conhecido pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador. Ele pode trazer riscos de seca na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil e grandes volumes de chuva no Sul do País. O fenômeno persiste pelo menos por seis meses e pode durar até mais de dois anos.

Portanto, os pernambucanos podem se preparar para enfrentar um verão quente e com variações de chuvas, devido à ocorrência do El Niño.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo